domingo, 22 de novembro de 2020

 


               AS SEXTILHAS DE MARIA DAS GRAÇA MOURA

                                                                      

          Grande foi minha satisfação por ter sido a pessoa escolhida pela autora, Maria das Graças Moura, para prefaciar sua interessantíssima obra, “Sextilhas”, tão simples no nome quanto em forma e beleza.

          Como todos nós, escritores, já sabíamos das famosas “Sextilhas de Frei Antão”, dos tempos medievais português, reescritas e renovadas por Gonçalves Dias, e continuadas pelo exímio cordelista Leandro Gomes de Barros. Como se vê, um gênero tão ou mais popular do que a trova e o soneto.

          De algum tempo para cá, venho lendo as sextilhas que Maria das Graças Moura me envia, de vez em quando, pelo face-book. E eu sempre lhe comentava serem muito boas, tanto nas rimas quanto no conteúdo. E pensava comigo mesmo: “Será que ela não quer publicá-las em livro?”. Portanto não foi surpresa saber que agora vai torná-las públicas, enfeixadas em um volume, para que os leitores as leiam e se deliciem. Surpresa maior foi ler todas, ou as escolhidas para publicação, agora como prefaciador.

          E como são belas e tão variados em forma e conteúdo!

          Pois é, eu sabia da confreira da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) e também da sua formatura em Psicologia, em Recife (PE). Conheci-a, pessoalmente, na noite de autógrafo de “Minha História de Picos”, na ALERP (Academia de Letras da Região de Picos) e fiquei encantado com sua palavra bem viva e contida, virtudes das pessoas boas e sábias. Sua ação cultural em “Projeto Terapia do Riso” e no programa “Passo a Passo”, na Rádio Cultura, em Picos-PI, ultrapassam as fronteiras regionais e ganham todo o nosso estado, se não mais adiante, em virtude de sua participação em outros meios de comunicação visuais.

          Mas, por que ficar falando isto tudo, sem mostrar um pouco do que lemos aqui, no livro organizado, e alhures? Entre as sextilhas que mostram a alma de quem escreveu, entre tantos outras, eu destaco esta, da minha predileção?

                              “Vou guardar as raridades,

                              Edificar, com presteza,

                              Tudo o que for belo bom

                              E aclamar a natureza,

                              Fazer o que for preciso

                              Para construir beleza.”

          Mas suas sextilhas são tão gostosas que, neste prefácio, não me contento apenas com uma. Escolhi outra que vamos ler, pois me parece uma continuação da que foi citada:

                              “Da vida quero levar

                              Luz, leveza e alegria,

                              Um punhado de abraços,

                              Confetes para a folia,

                              Uma legião de amigos

                              Com cartas de alforria.”

          Pelas citações feitas, é possível notar que Maria das Graças Moura   não é nenhuma poetisa indiferente ao mundo em nosso redor. Muito ao contrário: É por viver o hoje que ela se preocupa com o hoje tanto quanto com o amanhã, E sente as dubiedades e tristezas do mundo moderno. Por isto, cito mais outra sextilha:

                              “A Covid trouxe à tona

                              Medo, insegurança e dor.

                              Poderoso, esse corona,

                              Não escolheu raça e cor,

                              Expôs a desigualdade,

                              Exacerbou o rancor.”

          Recomendo a leitura das “Sextilhas”, de Maria das Graças Moura, às pessoas de todas as idades, cor, religião ou credo político, visto que cada uma tem brilho na cor, força no sabor e alegria da alma – prontas a extravasar para além dos limites do gratificante prazer.

                                                           Teresina, PI, 22/11/2020

                                                            Francisco Miguel de Moura

                   

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...