quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Entrevista para a seção "Ping Pong", do Jornal Meio Norte


Lucrécio Arrais - entrevistador 
Francisco Miguel de Moura - entrevistado

LA - O que lhe motiva a escrever? 
FMM - A beleza e a verdade: a primeira porque não sei fazer outra arte,
senão a de escrever: a segunda, porque só me sinto bem dizendo a verdade 
sobre mim, sobre você, sobre o mundo que me rodeia. Toda verdade per-
te do sujeito, e eu, com minha auto-estima acredito que sou sempre verda-
deiro.

LA - Dos 42 livros que o senhor escreveu, qual seu favorito? 
FMM -Todos! Mas como dizem que o favorito é o mais recente, então
 é  "Minha História de Picos", pois que, de todos eles, é aquele que escrevi 
com mais amor: Foram 50 anos de amadurecimento, desde que saí de
minha terra. 

LA - O senhor conheceu, recentemente, quais autores famosos?
FMM - Conheci muitos. Lembro-me agora somente de duas escritoras: 
a poetisa Henriqueta Lisboa e a romancista Raquel de Queiroz. Nunca me
interessei em conhecer escritores, prefiro conhecer as obras, falam por si.

LA - Como atrair novos leitores?
FMM -Sair por aí falando com quem gosta de ler, frequentar reuniões literárias, 
escrevendo para os jornais, além de recitar poemas, falar sobre livros. Por isto 
me dizem que eu só sei falar de literatura. Engano, também entendo de história, de 
política, de memórias, de artes plásticas: Fiz um curso de "Crítico em Artes", 
na Universidade Federal da Bahia, a qual me diplomou.

LA - O senhor se considera pertencente a algum movimento literário Qual?
FMM - Depois dos movimentos modernistas, não há revoluções sobre poesia, 
prosa e  artes, parece que o tempo parou ali. Mas veio o "Movimento Concretista", 
que não pegou. Eu mesmo fiz alguns poemas concretos, mas não publiquei livros.

LA - É mais difícil escrever em poesia ou em prosa?
FMM - Poesia, para mim, é mais fácil. Mas não aconselho ninguém que queira
ser escritor a começar pela poesia. Ela é mais difícil do que a prosa.

LA - Quais seus próximos lançamentos? 
FMM - "Antologia dos poemas e poetas mais amados" - desde antes de 
Camões até Drummond. E depois, só Deus é quem sabe.

LA - Qual seu livro de cabeceira?
FMM - A Bíblia. Depois dela, todas as antologias de poemas que conheço.
Nas antologias lemos o melhor de cada autor.

LA - Qual o escritor que você mais admira?  
FMM -  Carlos Drummond de Andrade.

LA - O Piauí é fruto de inspiração para suas obras?
FMM - Sim. Todo poeta é primeiramente o poeta de sua aldeia, assim
disse Dostoiévski.

LA - Defina: como é ser um escritor piauiense?
FMM - Um escritor piauiense procura viajar por todo o Piauí, principalmente pelo
interior e conhecer as principais obras dos autores piauienses. Agora se
tornou fácil com a quantidade de obras publicadas pela Academia Piauiense de 
Letras.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...