sábado, 12 de julho de 2014

FMM - CINCO SONETOS ESCOLHIDOS


Francisco Miguel de Moura

A PARTIDA


Na partida os adeuses, gume e corte
dos prazeres do  amor, quanto tormento!
Cada qual que demonstre quanto é forte,
lábios secos mordendo o sentimento.

Do ser brotam soluços a toda hora,
as faces no calor do perdimento,
olhos no chão, no ar, por dentro e fora,
pedem aos céus a força e o alimento.

Ninguém vai, ninguém fica. Oh! se reparte
no transporte que  liga e que desliga!
Confusão de saber quem fica ou parte.

Não se explica tamanha intensidade
Amarga, e doce, e errante, que interliga
os corações perdidos de saudade.


EX-ANIMAL

Impossível falar à alma  de  um
dos viventes de Deus sobre esta lida,
sobretudo o que vai na alma ferida,
ou na lembrança que não é comum.

Somos ilhas cercadas por nenhum
outro ser dito irmão.  Nada o convida
a um mínimo de esforço que dê vida
ou assunção de problemas, seja algum

conselho, bate-papo ou sofrimento
sobre ações, pensamentos e palavras,
salvo se se tratar  do testamento.

O desumano egoísmo é sem limite,
do prazer de si só faz suas lavras,
e o mundo inteiro que se dinamite.


AS COISAS QUE...


Passo a limpo os guardados, vejo a capa
de um livro de poemas que me  roeu
por ter nele o meu rosto!... Olho-o, à socapa,
tentando deslembrar quem era eu.

O mundo é diferente em cada etapa,
e a gente nem percebe que sofreu.
Já não quero  sequer buscar, no mapa,
a alma, o sonho onde ela se perdeu.

Como senti-me mal  naquele dia!
Mas me guardei daquela coisa fria
pra me esquecer, enfim, que fui um jovem.

Por que perder meu tempo em desmazelo?
Se o passado morreu já não é belo,
quero o presente e as coisas que nos movem.


CAMINHANTE

       
No início, para trás eram meus passos,
mesmo assim alcancei quem se atrasou
mais do que eu, quem nada me escutou.
Meus pés doíam presos a alguns laços...

De rosto, a olhar em volta do ocidente,
jamais ouvi um som de voz alheia,
sem ver minhas pegadas pela areia,
a curtir um passado inconseqüente. 

Fiz pecados tão poucos, rezei tudo.
Cansado de falar me tornei mudo,
de tanto acreditar fiquei descrente.

Atrasei-me de amor pelo vizinho,
mas descobri, agora, que sozinho
ainda posso dar passos para frente.


DA VIDA E DA MORTE
       

Há quem busque esta vida noutra vida,
e são felizes recriação da morte.
E quem encontre a vida na antemorte,
e são felizes plenamente em vida.

Por que preocupar-se com a tal morte,
se ela vem no seu tempo como a vida,
ou depois. E se o ente está sem vida,
logo o engana e faz dele vida e morte?

Há quem, afadigado pela vida,
transforme a vida-vida em vida-morte
e passe uma existência sem ter vida.

E os que  só vivem dissecando a morte
pra saber se depois da vida há vida,
ou se depois da morte tudo é morte. 

_______________________
*FMM ou Francisco Miguel de Moura, escritor, habitante do Piauí, na Capital, onde passava o rio Parnaíba, quando era vivo, mas, coitado, está morrendo. Apelo para as autoridades que deixem que se faça do Piauí um deserto. Partido Verde, que é que você está fazendo? Qual sua função,sua luta? Meu Deus, é doer! O rio está secando... ESTES SONETOS FAZEM PARTE DE UM LIVRO INÉDITO CHAMADO "A CASA DO POETA".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...