domingo, 16 de março de 2014

Com os pés e as mãos pela cabeça

 http://abodegadocamelo.blogspot.com  
Francisco Miguel de Moura*
          
    A democracia na América Latina, é claro, já há muito tempo vem “caxingando”. Não é apenas enviesada, desengonçada quanto à sua concretização no absurdo de leis e decretos mal-cumpridos. As descaracterizações, embora aqui e acolá se mudem os eleitos, estão a olhos vistos.  Quem tiver juízo para ver e julgar, que veja e que avalie bem. 

    Quais são os astros políticos atuais? Lula. Que bom se ele estivesse lá bem longe e nos deixasse aqui! O período do lulismo/petismo foi, é, e continua sendo “um sonho de uma noite de verão” para esses pobres que assumiram o poder e estão todos ricos, junto com os petralhas, os mensalistas e mensaleiros, os corruptos em geral.  O PT - partido de Lula, Dilma, Zé Dirceu e dirigentes do MST - quer ser o partido único como no comunismo. Por enquanto é partido repartido, mas ninguém sabe até quando. Transformar-se-á, mesmo, no partido inteiro dos sonhos deles, mandando e desmandando neste país, quiçá na América Latina toda? “Para onde o Brasil for, os demais países latino-americanos irão”. Gente, olhemos o perigo: Venezuela, Bolívia... E se os vizinhos passarem a imitá-los?  Que droga! Para completar, aqui vai um parágrafo especial, citando o jornalista Reinaldo Azevedo, blogue de VEJA, em 13-4-2010: O PT “assinou a Constituição de 1988, porque não tinha legalmente como não assinar. ASSINOU, MAS NÃO TRAGOU! (...) O PT, este partido unido a tanta gente digna, negou-se a HOMOLOGAR a Carta de 1988, porque dizia que ela havia sido feita pelo Centrão, pela direita”.    

    O Partido dos Trabalhadores foi obra de um homem só, ele, o Lula, como sindicalista em São Paulo. E quem foi ele?  Nordestino que emigrou para o Sul, emprega-se numa fábrica, lá perde um dedo (dizem que pela própria vontade, para receber indenização e, entre outras vantagens, a de ficar livre, no sindicato, para ir fazer o que pretendia: – estudar para ser presidente). Não me responsabilizo pela versão, mas está na boca do povo, e a “voz do povo, voz de Deus”. O povo é sábio. Mas como deputado-constituinte foi uma nulidade, “não apresentou nenhuma emenda porque não teve tempo de fazê-las, pois estava ocupado o tempo todo em acusar os 300 picaretas”, assim ele taxava seus colegas do Congresso. 

         Voltando aos demais mandantes da América Latina, na atualidade: Vimos o Chavez, que entregou a Venezuela ao Maduro (agora apodrecido pelos protestos do povo, na rua). E vemos o índio Morales, que de moral só tem o nome, podia chamar-se mesmo de Imorales. Alimenta-se da coca e do crack, produto que manda em quantidade para “alimentar” o Brasil – graças às nossas enormes fronteiras e a fiscalização fajuta de parte do nosso governo. Ele, um protegido pelo Lula, continua sendo pela Dilma. E esta, segundo se ouve dizer, construiu estradas para facilitar o acesso dos produtos bolivianos aos portos nossos. Que produtos! Droga! Portos na Venezuela e na Cuba de Fidel Castro (fiel ao que não existe, o comunismo da União Soviética e castro pelos Estados Unidos). O Paraguai é um estado brasileiro, independente como nação, mas submissa desde os menores aos grandes negócios com o Brasil. Os orgulhosos argentinos vivem lá no rabo do Continente e seu governo já “arrolhou” a imprensa livre do país. Cuidado Cristina Kirchner, que a “espionagem” internacional está por aí, nas ondas invisíveis dos Estados Unidos, que continuam a mandar no mundo: na terra, na água e no ar. A Argentina já levou uma surra tão grande dos ingleses, na guerra das Malvinas, esqueceram?  Os argentinos pensam que são europeus e não latino-americanos, chamam-nos de “macaquitos”, mas enchem nossas praias, especialmente Santa Catarina, quando lá falta sol. Unidos e desunidos, em que deu o chamado Mercosul? Em nada.  A Argentina e o Uruguai estão sendo também dominados pela “droga”. O último paisinho legalizou a maconha. Maravilha! Resta o Chile. Depois da revolução que varreu o comunismo tipo União Soviética, o Chile tornou-se aliado dos Estados Unidos sem reservas, e vai muito bem. Dir-se-ia que é o único bom exemplo no Continente Sul. Cresce e aparece; educação, saúde e segurança são prioritários; eleições também, com partidos tipo social-democracia européia. 

    Que passado têm os líderes brasileiros José Dirceu, Dilma, Lula e mais alguns sabidos que sobreviveram á luta pela democracia? Lula no sindicato; da “presidenta” falam mundos e fundos, se fosse presidente dos brasileiros eu iria dizer alguma verdade.  Mas “o que o povo diz ou é, ou foi, ou está pra ser”. E Zé Dirceu, em Cuba, aprendeu a atirar, mentir, enganar, trocou de nome, de família e tudo: Vendeu-se ao Fidel. 

         Pela desorganização do nosso povo e do nosso país só posso dizer que estamos andando para trás como caranguejo ou para todos os lados sem o encontrar o nosso. O PT foi o único herdeiro da Revolução de 1964: Veja-se a permissão da “Comissão da Verdade” – para agradar a quem? Assunto ainda um pouco escuro. Veja-se a idéia e a prática de conservar no poder indefinidamente, quem não é petista como José Sarney, Fernando Collor, Renan Calheiros e outros tantos do mesmo naipe. 

         No Brasil de hoje só é brasileiro legítimo quem é petista. Os demais são cidadãos de segunda classe, só servem para pagar impostos, ficar sentindo a corrupção rolar em águas turvas. Ponto e pronto.

 ___________________
*Francisco Miguel de Moura – Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, sócia da IWA-International Writers and Artists Association - sede nos Estados Unidos (Toledo, OH - USA)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...