quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

BACTÉRIA USA ARSÊNICO PARA DESENVOLVER-SE

Descoberta da NASA revela que existem mais elementos essenciais à vida do que se imaginava

Alessandro Greco, especial para o iG | 02/12/2010 15:31
Compartilhar:

Foto: Divulgação/Science


Imagem de microscópio da bactéria: GFAJ-1 consegue colocar substância tóxica no seu DNA
Uma coletiva anunciada pelo departamento de Astrobiologia da Nasa para esta quinta-feira (2) à tarde fez com que a Internet se enchesse de boatos sobre um possível anúncios de descoberta de vida fora da Terra. Na verdade, o que se descobriu altera a percepção do que se supõe ser a vida dentro do planeta.

Um estudo publicado nesta quinta na revista Science redefiniu o que os cientistas acreditavam serem os elementos necessários à vida. Uma equipe de pesquisadores liderados por Felisa Wolfe-Simon, do Instituto de Astrobiologia da NASA, descobriu uma bactéria capaz de sobreviver em um meio recheado de arsênico, um composto historicamente conhecido por ser venenoso. Até então acreditava-se que os elementos básicos à vida de todos os seres vivos eram carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. “Não há nenhum relato anterior da substituição de um dos seis grades elementos essenciais à vida. Aqui apresentamos evidência de que arsênico pode substituir fósforo nas moléculas de uma bactéria que existe na natureza”, afirmou Felisa no artigo. A bactéria, descoberta no lago Mono, na Califórnia (EUA), conseguiu também incorporar o arsênico em seu DNA.

O fato de ela sobreviver e se desenvolver com arsênico não significa, no entanto, que ele seja seu alimento preferido. No experimento feito por Felisa, a bactéria cresceu mais rapidamente quando alimentada com fósforo do que com arsênico. Em tempo: o lago Mono contém altas concentrações dos dois, fósforo e arsênico.
A bactéria, batizada de GFAJ-1, também abre novas perspectivas na busca de vida fora da Terra. Uma das premissas básicas na procura por vida extraterrestre é que deve-se investigar a presença dos elementos básicos à vida. Agora, com a descoberta de Felisa, é necessário repensar quais os elementos procurar nessa investigação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...