quinta-feira, 23 de abril de 2009

SUPLEMENTO LITERÁRIO - HOMENAGEM



06/10/2008
Terças Poéticas recebe a mineira France Gripp

A poeta irá homenagear Paschoal Motta, no dia 7 de outubro

A poeta France Gripp será a atração do Terças Poéticas, do dia 7 de outubro, que acontece nos Jardins Internos do Palácio das Artes, às 18h30. Na ocasião, France Gripp irá homenagear o poeta Paschoal Motta e apresentar ao púbico algumas de suas parcerias com o compositor, violonista e cantor Basti de Matos. Como letrista, a poeta atuou em conjunto com o músico no CD "Luanaluz" (2002).

O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Suplemento Literário.

France Gripp

Francirene Gripp nasceu em de Governador Valadares, onde formou-se em Letras. Colaborou com crônicas para os jornais locais e participou da edição do periódico cultural "Poet'Arte". Professora de Letras, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), leciona Língua Portuguesa e Produção de Textos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). France Gripp publicou "Eu que me destilo" (1994) e "Vinte Lições" (Dimensão, 1998). Tem poemas, contos e crônicas publicados nas coletâneas "A arte do professor e Palavra de mestre", (Sindicato dos Professores de Minas Gerais, 1996/1997/1999), "Saboreando palavras" (Serviço Social do Comércio de Minas Gerais, 2006), "Terças Poéticas jardins Internos" (2006), "Antologia ME 18/Mulheres Emergentes" (2007) e "Antologia Poesia do Brasil" (2008). Recentemente realizou a exposição "Poesia e Forma", no Parque Municipal Renné Giannetti, pelo projeto Museu Nacional da Poesia (Munap).

Paschoal Motta

Paschoal Motta é jornalista e crítico literário. Seus poemas já foram traduzidos e publicados no exterior. Vive em Belo Horizonte, onde estudou Clássico e Letras Neolatinas. Leciona em universidades de Divinópolis, João Monlevade, Mariana, Sete Lagoas. Foi Editor Geral do Minas Gerais, Diário Oficial, Revista Minas Gerais e editor do Suplemento Literário. Também tradutor de francês, espanhol e latim, Paschoal Motta ganhou prêmios literários no exterior e em festivais de MPB. Prêmios Literários: Nacional de Poesia Alphonsus de Guimaraens, I Fespoema, Mariana, 1972, Internacional de Poesia Erótica Mulheres Emergentes, BH, 1994. Publicou "Ver de Boi", poemas, Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, 1973.

Serviço
Evento: Terças Poéticas - France Gripp e o músico Basti Motta - Homenagem a Paschoal Motta - Data: 7 de outubro - Horário: 18h30 - Jardins Internos - Av. Afonso Pena, 1537, Centro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...