sábado, 27 de setembro de 2008

ALPHONSUS DE GUIMARAES FILHO(1918-2008)


Rogel Samuel*

Os grandes poetas morrem e ninguém sabe. Porque não morrem. Não morrem nunca. Eu não sabia até hoje, quando lí em Blocos, dito por Glauco Mattoso. Morreu o poeta e partiu, para a rota do desconhecido, como ele escreveu:


ROTA DO DESCONHECIDO

“Quando eu seguir na rota do desconhecido
a minha voz ficará cantando na tua memória
e tua alma sentirá a presença
do meu sonho em teu sonho,
do meu riso de perdão à miséria do mundo.
Então, Amada, canta!
A noite se embalará com as canções marinhas
subindo, diretas, do teu coração.
Tua alma será, então uma praia branca,
onde cantarão os pescadores tristes:
os teus sonhos de amor abraçados ao desânimo...
Eu irei longe... Minha memória errará nas estrelas
e minha alma será o vento que acarinha plantas,
que acarinha flores sonolentas.
Eu irei longe, eu irei tão longe,
que meu coração vencerá distâncias
para ouvir tuas canções praieiras,
amada, grande Amada,
e minha alma será o céu pontilhado de estrelas
que há de fazer adormecer tua saudade!”

(“Lume de estrelas”: poemas (1940).
In:” Poemas reunidos”, 1935/1960. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1960).



GLAUCO MATTOSO ESCREVEU:

"A medíocre mídia nem se tocou, mas Alexei Bueno me deu o toque: faleceu na quinta, 28 de agosto, aos noventa anos, o poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens Filho, herdeiro, em todos os sentidos, da simbologia paterna. Também exímio sonetista, AG Filho mereceu de Bandeira o soneto abaixo, e deixou preciosidades como o que se segue" (Blocos online)




A ALPHONSUS DE GUIMARAENS FILHO

Manuel Bandeira

“Scorn not the sonnet, disse o inglês. Ouviste
O conselho do poeta e um dia, quando
Mais o espinho pungiu da ausência triste,
O primeiro soneto abriu cantando.
Musa do verso livre, hoje ela insiste
Na imortal forma, da paterna herdando.
Todos em louvor dessa que ora assiste
Em teu lar, dois destinos misturando.
No molde exíguo, onde infinita a mágoa
Humana vem caber, como o universo
A refletir-se numa gota d'água,
Disseste o mal da ausência. E ais e saudades
E vigílias e castas soledades
Choram lágrimas novas no teu verso.”



SONETO DA MORTE

Alphonsus de Guimaraens Filho


“Entre pilares podres e pilastras
fendidas, te revi subitamente;
eras a mesma sombra em que te alastras,
feita carícias de uma face ausente.
Eras, e me afligias. Tormentosa,
vi-te crescer nos muros desabados.
Cruel, cruel; contudo, mais saudosa,
mais sensível que os céus e os descampados.
Bolor, pátina espessa, calmaria,
vi-te a sofrer no fundo da cidade
como um grande soluço percutindo
sobre os olhos, as mãos e a boca fria.
E de repente um grito de saudade.
Depois a chuva, sem cessar, caindo.”

_________________
*Notícia e poemas copiados de http://www.portal 45 graus.com/), matéria assinada por Rogel Samuel.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...