terça-feira, 12 de maio de 2020

OPINIÃO SOBRE POESIA (IN) COMPLETA E OUTRAS

          

Capa de "Poesia (in )Completa


  João Pinto*  

“Valeu, Francisco Miguel de Moura, pelo presente do livro, ou melhor, de toda sua obra poética reunida. O amigo é uma das coisas boas do Piauí. Desde a “Revista Cirandinha”, lembro daquela casa no entorno do Liceu Piauiense. Quantas vezes não tomei seu café ao lado de Dona Mécia!
          Você é um dos melhores poetas da terra, e foi através do amigo que fui lançado, como contista, na revista FICÇÃO, Rio de Janeiro, de âmbito nacional, e também foi o primeiro da terra a fazer um juízo dos meus contos, como o trecho abaixo:
          “O primeiro conto de João Pinto que li foi um tapa na cara deste poeta de pé no chão (...) Nunca pensei que no Piauí, o conto viesse a ter continuidade como qualidade. E teve.  Fontes Ibiapina, um primitivo no bom sentido, é o criador do gênero; Magalhães da Costa, a princípio imitando-o no ser telúrico e no material empenhado, que depois se firma um realista digno como Moreira Campos e outros grandes escritores do Ceará; e finalmente vem João Pinto, sucessão de qualidade e criação, com o seu barroco intransigente, vivo, colorido no coloquial e nas imagens surpreendentes de riqueza (...)  As metáforas escorrem de seu leito como um rio sem trégua. Incorpora técnicas modernas como intertextos, diálogo indireto e direto interno” (...)
          Obrigado, amigo, sei que você, além de um poeta completo, também é um crítico literário de respeito, e no curto tempo em que estive no Piauí, você sempre me estimulou a escrever e afirmar que eu tinha vocação para o conto. Sei que como irmão espiritual, meu respeito por você é imenso”.
          Ele, na sua mensagem que me foi enviada pelo Facebook, cita meu poema sem título, que agora o titulo de
ALÉM DOS POEMAS COMPLETOS:

além dos poemas
completos
resta a fumaça do céu
e os odores da terra
e a esperança de vozes
que não se perdem
na energia volante uni-verso
e os que não me atestam
nem me declamam
nem sentem meus éditos
serão apunhalados
por um frio sorriso competente
de morto
incompleto
_____________                          
  *João Pinto é um dos maiores contistas da atualidade,. Piauiense de  Luzilândia, onde morou muito tempo, depois foi morar e estudar em João Pessoa (PB) e em seguida, parou em Teresina, PI, numa época muito fértil de poetas e de alguns contistas: o maior sendo ele, que, inclusive como diz, saiu na Revista FICÇÃO, do Rio de Janeiro, de cujo órgão eu era o representante no Piauí, onde também fui qualificado de contista, pois, dita revista publicou um conto meu, além de muitas referências sobre autores piauienses.
  Foi o tempo da Revista CIRANDINHA, da qual eu, Francisco Miguel de Moura, editei 10 (dez) números.  João Pinto, atualmente e professor e mora em Manaus (AM)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...