segunda-feira, 14 de março de 2016

HARDI FILHO E SUA BIBLIOTECA, QUE FAZER?

Chico Miguel*
 


Quando um escritor como o poeta Francisco Hardi Filho morre a primeira preocupação dos intelectuais é com o seu legado em obras, sem esquecer as inéditas, e a sua biblioteca.

Hardi Filho era talvez um dos maiores leitores de Teresina, quiçá do Piauí. Lia tudo: as obras inéditas dos neófitos que traziam para que ele desse opinião. Opinião valiosa a sua. Não dava prefácios a obras que não valessem a pena ser publicadas. Às demais, chamava os seus autores para uma conversa e explicava muito calmamente o que era poesia, como se fazia e como não se fazia, o valor do poema, o valor da palavra, na sua linguagem bastante comedida, terna até. Cheia de exemplos de poetas e de poemas que deviam ser lidos e imitados, no início, porém, dos quais deveria desligar-se depois, quando estivessem maduros. 

Ele acreditava que a poesia é um dom, normalmente a pessoa nasce poeta, e depois das leituras diversas é que se aperfeiçoa.

Mas voltemos à sua biblioteca, acredito que composta de mais de 4 mil livros, normalmente recebidos, autografados pelos autores da terra e do resto do país.

Estive, no mês passado, em Picos, onde o poeta Ozildo Batista de Barros que, diga-se de passagem, está formando uma das melhores bibliotecas do interior daquele município, ou melhor, daquela região. Segundo minhas conversas com Ozildo, ele aceitará e até agradece a dádiva do precioso espólio – a biblioteca do poeta Hardi Filho, de quem era amigo e por ser tão amigo, em sua memória, mandou levantar um estátua no espaço reservado a lazer, em seu sítio, ou seja, nas proximidades da piscina.

Ozildo Batista de Barros foi vereador de Picos, chegou a ocupar o cargo de Presidente da Câmara Municipal e depois abandonou a política. Hoje é simplesmente advogado, um dos melhores daquela região, senão o melhor. Mora no seu sítio “Falecido Amor”, que não deixa de ser uma “gozação” dele, pois se trata de uma pessoa bem humorada e inteligente, vive folgadamente do seu jeito e não quer outro. Muitos intelectuais de Picos se reúnem no seu sítio, que fica a meio caminho entre a cidade de Picos e a de Bocaina.

Creio que não haverá melhor oferta para a família de Hardi Filho para desincumbir-se do dever de dar um bom fim ao que ele deixou, pois Hardi vivia do seu emprego de funcionário aposentado do IBAMA, nunca se preocupou com dinheiro nem com coisas materiais. Filosoficamente, era uma personalidade bem diferente: séria, não ria, conversava pouco, recebia a todos que o procuravam como irmãos e como filhos. Mas, em compensação era um crítico feroz da sociedade ignorante, aquela grande maioria que não sabe dar valor às coisas mais importantes, cuja porção de gente entra facilmente para o consumismo e o desregramento social, distanciando-se das coisas da inteligência.

Para ele, a poesia, em primeiro lugar. Era sério demais para viver no nosso mundo tão desonesto, estúpido e que só pensa em dinheiro e riqueza. É preciso que se leia o seu livro “Dia Rio”, crônicas, que deixou inédito, tendo logo a Academia Piauiense de Letras, da qual ocupava uma cadeira, se apressado a publicar na “Coleção Centenário”.

Nos últimos dias, entrou numa profunda depressão. Fui lá e puxei por ele, perguntando se não estava mais fazendo poesias. E ele, com muita insistência minha, levantou-se, foi lá dentro e trouxe um caderno de sonetos como que preparados para publicação.
Mas não era mais aquele que me mostrava satisfeito e perguntava minha opinião, costume nosso, pois eu fazia o mesmo com meus poemas em relação a sua opinião. Quase que não conseguiu ler um ou dois. E pronto. 

Por minha mulher, que foi visitar D. Adélia, a musa inspiradora de Hardi Filho, sua querida esposa, soube agora que a biblioteca tinha sido desmontada e levada para outro cômodo da casa, pois já havia indícios de cupim em algumas peças. É uma pena. 

E Adélia contou para minha mulher, D. Mécia, que ele nos últimos tempos não falava, não pedia nada, dizia que não sentia nada, nada. E ela, insistente, olhava-o com carinho e perguntava:

- Hardi, diga-ma alguma coisa! Não suporto seu silêncio. Diga-me o que quer? Diga.

E ele apenas respondeu:

- Tudo o que eu tinha para dizer-lhe está nos meus livros. 
E calou-se.

Eis o homem e o poeta Hardi Filho nos seus últimos dias, neste mundo.

                      (Artigo Publicado no jornal “Meio Norte”, Teresina, de 11-3-2016)

_____________
 *Francisco Miguel de Moura – Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras

Um comentário:

Cunha e Silva Filho disse...

Caro hico Miguel:

Postei um comentário a propósito de sua crônia sobre Hardi Filho. O comentário está no blog do Elmar Carvalho. Confira.

Abraços.

Cunha e Silva Filho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...