domingo, 1 de fevereiro de 2015

SECAS E ENCHENTES: CIVILIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS

Francisco Miguel de Moura*

         
Falar de secas no Nordeste, onde são cíclicas e endêmicas é óbvio. Mas as secas no Sul/Sudeste já estão ficando endêmicas. Têm origem no “El Ninho” ou em outro fenômeno que aconteça nos oceanos. Isto pode ser mistério de Deus. Mas, e a poluição e o desmatamento exagerados nas nascentes e nas margens dos rios?   Os lençóis d’água secam, a floresta morre, o fogo devora o que resta. Então, como ter chuvas decentes, reservatórios cheios, turbinas funcionando? Como ter a terra sadia, se cavamos buracos enormes em busca de minérios, sem as devidas cautelas (reflorestamento e restabelecimento dos solos)?  Por que não mudar os meios de transporte? Os carros se locomovem pelo petróleo e poluem. Por que não pensamos no carro elétrico? E nos transportes coletivos? Por que não se usam a eletricidade do sol e a força dos ventos? O Rio Grande do Norte está nos dando o exemplo, já quase sem problemas de eletricidade. Com essas cautelas, os fenômenos atmosféricos que atrapalham a vida do homem seriam bem simples e saudáveis. Regra: não agredir a natureza. Por outro lado, como remendar a camada de onzônio da atmosfera, já que a furamos por todos os lados? 
As secas do Nordeste também seriam aliviadas, sim. Elas castigam de anos em anos e nos vêm mais a miúde: as secas e as enchentes. As cidades se incharam pela revoada dos sofredores das secas para ser um citadino. Sem esgotos, sem tratamento do lixo, etc. o que fizemos? Medidas de emergência, só. As duras secas do Nordeste, no século XX foram as de 1915 e 1932.  No século XIX, houve outra, em 1877 – a chamada seca dos dois setes. Mas o pior é que as secas não vêm sozinhas, os dois anos anteriores vão secando tudo.

Registrada na minha memória, por tradição, na seca de 1877, eis que encontro meu bisavô Francisco Fernandes Rodrigues casado com minha bisavó Ana Isabel Rodrigues (Mãe Ana). Eles criavam o gado solto, como era comum na época, animais semi-selvagens que vinham só à noite beber água no rio. Às vezes, o próprio dono desconhecia, salvo por um sinal feito na orelha enquanto eram bezerros. Mas meu bisavô conhecia bem a novilha que desapareceu e estava amojada, em tempo de parir. Ele resolveu caçá-la até à chapada mais distante. Montou seu cavalo, vestido de perneiras e gibão, acompanhado pelo cachorro. Não deu outra: o alforje secou, o cantil já não tinha água, e nada de encontrá-la. De repente, ataque do coração como chamavam naquele tempo, caiu e morreu. A seca já fizera o casal ficar pobre. Minha bisavó Mãe Ana, assim conhecida em toda a redondeza por sua bondade com os pobres e desvalidos, mesmo viúva, deu o que tinha de seu, em esmolas de farinha e de feijão aos que passavam do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, em busca do Maranhão.  E continuou assim, viúva e pobre, a vida inteira, deixando seu nome gravado no coração do povo: Mãe Ana. Esta é a triste história que sei de 1877. O povo até criou a cantiguinha: “Setenta e cinco pingou /setenta e seis neblinou / setenta e setenta sete matou / tudo o que dos dois sobrou”. A seca de 1915 foi igual ou pior. Meu pai tinha apenas 5 anos e minha mãe, 6. Eles contam que as pessoas disputavam raiz de macambira com o gado. A macambira era arrancada na mata, trazida para as roças e deixadas ao sol. Secas, tocavam fogo. Ficavam apenas os troncos (raízes). Deles, os animais tiravam o seu sustento. Havia uma outra forma de arranjar a farinha para substituir a de mandioca, totalmente em falta: Era a massa de mucunã, uma fruta braba e dura. Minha mãe dizia que precisava ser posta em molho de 7 águas: portanto, sete dias. Depois que ela amolecia, ralavam-na pra farinha. Mesmo assim era amarga, e a estranha comida começou a inchar os pés das pessoas. Naquele tempo, o povo não conhecia a palma, que nas secas posteriores tem acudido o gado. Meu avô materno, Francisco de Sousa Rodrigues, estava na roça, trabalhando preparando o terreno para quando viesse chuva. Não viu a chuva, morreu de colapso cardíaco.

Em 1932, a terceira grande seca de que ouvi falar, foi mais ou menos igual às outras. Minha mãe dizia que chovera um pouquinho, deu pra nascer rama nas árvores e arbustos maiores. Tendo ao menos folha, o gado emagrecia, mas não morria. Do gado magro e do pirão da massa de macambira e mucunã é que fui gerado, pois meu pai Miguel Borges de Moura (Miguel Guarani) e minha mãe, Josefa Maria de Souza (Zefa de Chico Ana) comeram aquelas comidas brabas. Casaram-se durante a grande seca de 1932. Eu nasceria em junho de 1933. Acho que, por isto saí magro, pequeno, doente e feio. Contudo, resisti a todas as secas posteriores que vieram – não vou citar os anos – pois as condições civilizatórias (estradas, barragens, poços, ajuda do governo etc.) eram bem outras. 

Anos depois, tomando conhecimento do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), que nada revolveu, se não de forma emergencial, ouvi dizer que os políticos do Nordeste se beneficiavam das secas para obter votos, o que em parte era verdade. Tanto é assim que, com toda ciência e engenharia existente, nunca baniram o mal do nosso meio. O homem do interior sofre demais. Como forma de melhor a situação, o camponês mudou-se para as cidades, e esta foi inchando, produzindo favelas, vícios, drogas, criminosos e doenças contagiosas. Não trouxeram a seca, porém lhes acompanhava a fome. Aqui, nas cidades, passaram a sofrer as enchentes: só trocavam um flagelo pelo outro, sem saber qual o pior.
___________________________
*Francisco Miguel de Moura, escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, autor de35 livros, está escrevendo a 36° - Umna história de minha cidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...