segunda-feira, 13 de outubro de 2014

AS FLORES DO MEU IPÊ

HAIKAIS
para Regina Ragazzi

   Francisco Miguel de Moura*



Não é arremedo,
A primavera nordeste,
Chega tarde ou cedo.

Este ano tristinho,
O ipê da minha janela,
Ficou tão sozinho.

Vendo seu vizinho
Todo repleto de flores,
Me deu um beijinho:

“Não demoro, não,
Também vou-me enflorecer
Aquieta, coração!”

Demorou, mas veio
Em flores da cor de ouro
E ficou todo cheio.

Que belo era o sol
Naquela quente manhã:
Não teve arrebol.

Fiz o dia inteiro
Sentinela aquelas flores...
Fosse o ano inteiro!

Antes belo e tarde
Que seu irmão mais ligeiro,
Chegar sem alarde.

Agosto passou
E quase setembro inteiro,
No final florou.

Outubro tão quente
Segurou-te por inteiro,
Meu olho não mente.

Descia do quarto
Que fica no sexto andar,
Para ficar farto

De tua cor e cheiro,
Vendo as abelhas voarem,
Eu voava primeiro.

A primavera ingrata
Chega ligeiro pra uns
A outros maltrata.

Tu, seco, eras vivo:
Ser amante é ser um sábio
Embora cativo

Minha primavera
É você a vida inteira
Pois fico na espera.

Amores cativos
Como nós, você e eu,
Somos sempre vivos.

__________________
 *Francisco Miguel de Moura / ama fazer versos / e os experimenta, / com sentimento e razão. / Se assim se faz um poeta, / a poesia é paixão.

Um comentário:

Anônimo disse...

regina ragazzi

12:28 (Há 22 horas)

para mim
No chão nordestino
floresce o ipê amarelo:
Chega a primavera!

De olhar em olhar
surgem as primeiras flores:
Poeta à janela

Não é inveja não!
Também floresce de cá
o ipê amarelo

Bate coração!
O poeta comemora
cada flor nascida

O sol se derrama
na manhã primaveril:
Começa a semana

Mesmo sem as chuvas,
em terra fértil, florescem,
flores no Nordeste

Flores da estação:
No inverno, outono e verão
Ah, quem dera fosse!!

Cheia de preguiça
chegou, mas não foi primeiro:
Antes!? Nem notícia...

Quem é que dúvida
da palavra do poeta??
Olhar sempre atento

E lá vai o Chico!
Tanto longe, quanto perto
contemplar é certo

Voar...que delícia!
tanto quanto a abelha voa:
Pés fora do chão

Sempre companheiro:
Faça chuva, faça sol
o poeta aguarda...


Privilégio meu:
Juntos na fotografia
O poeta e o ipê

--------------------------

Meu estimado e queridíssimo amigo poeta

Você nem imagina o tamanho da minha alegria ao receber este seu e-mail.
Eu o li no mesmo dia que você enviou. E fui lá no seu blog. Que maravilha de poema-haikai meu amigo! Que inspiração linda a sua.
Nem sei como agradecer tamanho carinho e consideração por te-lo dedicado a mim.
Sinto- me sempre honrada com esses mimos que você me envia.
Bem, achei que a melhor forma de fazer esse agradecimento seria retribuindo em poesia.
Espero que goste desta simples mas carinhosa interação que fiz ao seu poema.
Confesso que minha primeira intenção era de lhe escrever uma carta e enviar pelo correio, mas achei que demoraria muito a chegar. Vi que você postou no meu Blog e Face tb. Então tive pressa em responder- lhe.
Já faz alguns dias que não publico nada. Estou entrando na net apenas para olhar meus e- mails e dou uma passada rápida no Face tb.
Resolvi ficar ausente por um tempo, repensar minha poesia, ler mais e escrever só se me vier a inspiração.
De vez em quando é necessário fazer algo assim. Estava ficando meio perdida de mim mesma, rsrs
Embora nem sempre eu comente dou muitas idas ao seu Blog. Gosto de ficar lá por um tempo lendo seus escritos. Seus poemas, suas crônicas, artigos...Tudo muito bem colocado, interessante e atual.
Não sei se já agradeci pelos livros que me enviou. Adorei os dois e os guardo na minha estante ao lados dos meus poetas preferidos. Aqueles que de vez em quando a gente gosta de reler.

Fico feliz que aprecie o haikai. É uma poesia muito especial para mim. Pequena em tamanho, mas muito grande em significado. Escrever haikai é uma terapia, uma forma de estar em contato com a natureza e consigo mesmo. É... Nossa, se eu continuar falando não paro mais...rs.
Meu querido Chico, obrigada. Obrigada sempre por tudo. Eu o tenho como um grande amigo embora só nos conheçamos aqui pela net.
Quem dera sentar com você um dia, lado a lado, e falar de poesia. Seria bom demais aprender com você essa coisa tão mágica que é escrever.
De qualquer forma o importante é mantermos esse contato que nos aproxima e inspira não é?
Te deixo um abraço afetuoso e também à sua esposa e filhos.
Com o meu carinho

regina ragazzi


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...