domingo, 22 de junho de 2014

PRIMA/S/VERAS - Poema em trovas


       Francisco Miguel de Moura*

Hoje fiz oitenta e uma
Primaveras tão felizes,
Não lembrei de coisa alguma,
Nem fui atrás das raízes.

Primas minhas enganosas,
Todas mais velhas que eu
Se alguma produziu rosas,
Outras, só o fruto de Orfeu.

Não fiz plástica nem quis,
Salvo o cabelo pintado,
O que quero é ser feliz,
Amigos por todo lado.

O que se foi é passado,
Vivamos nosso presente,
Cada um com seu pecado,
Sentindo as dores que sente.

Eu  saúdo os meus colegas
Com a língua e com os dentes,
Saúdo assim as colegas,
Passem tristes ou contentes.

Fizeram plásticas recentes,
Ou eu estou enganado?
Mas acho que são decentes,
E fico do mesmo lado.

O que se foi é passado,
Vivamos nosso presente,
Cada qual com muito agrado,
Sentindo as dores que sente.

Também falo com os amigos,
Que são poucos e doentes
Ninguém amando os perigos
De vir a andar sem dentes.

Outros  já foram embora,
Porém não foram contentes
Melhor ser velho nesta hora,
Do que ficarmos dementes.

Ninguém nasceu pra semente,
Um dia ela chegará,
Que não seja no presente,
Mas do futuro pra lá.

_________________________________________
*Francisco Miguel de Moura, poeta brasileiro,mora em Teresina, mas nasceu em Francisco Santos – Pi, quando inda era Jenipapeiro (com G) e pertencia ao município de Picos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...