domingo, 3 de novembro de 2013

ANTÔNIO TORRES NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS




Antônio Torres debruçado sobre a sua vasta obra, composta por clássicos como UM TÁXI PARA VIENA D'ÁUSTRIA e ESSA TERRA
-------------------------

No próximo dia 07 de novembro de 2013, o escritor Antônio Torres será eleito para a Academia Brasileira de Letras, passando a integrar uma escol, de essenciais romancistas da Casa de Machado de Assis e de nossa Literatura, como Ana Maria Machado, Nélida Piñon, Carlos Heitor Cony, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Carlos Nejar, Ariano Suassuna e Marco Lucchesi.

Antônio Torres  é romancista de reconhecimento internacional, autor de 14 romances já em várias reedições e traduções. O Cachorro e O Lobo (1997), em minha opinião, é seu livro mais completo, de uma refinada beleza, recheado de pontais poéticos.

Durmamos mais um pouco, mais um pouco, mais um pouco, até a chuva passar. Chove, chuva. Chove verde nos sonhos do meu pai. Porque o verde é a cor dos seus sonhos, eu sei. Desde menino.

E me tornou capaz de empreender uma  viagem fantástica, através das páginas de um romance chamado Pedro Páramo.

Eis-me de regresso a essa terra de filósofos e loucos, a começar pelo meu pai, que disso tudo tem um pouco.

Agora uma lembrança me surpreende tanto quanto a minha própria sombra.

A cama feita, uma muda de roupa pendurada num cabide, um vaso de planta à janela, a toalha de banho arrumadinha nas costas de uma cadeira.

Antônio Torres nasceu na Bahia, na geografia de Castro Alves e Jorge Amado. Seu sonho, desde menino, era ser poeta, o destino não quis. Seguindo a tradição ficcional, Antônio Torres encontrou seu caminho de unidade na prosa, construindo uma obra magnífica, que sobreviverá por gerações.

A Academia Brasileira de Letras receberá, em seu salão centenário, uma figura ímpar de nossa cultura, um verdadeiro fenômeno literário, que merece todas as honras e as glórias devidas a um gênio de sagração eternal.

Antonio's 006
                                                                 
Imagem


--------------------------------------
Diego Mendes Sousa e Antônio Torres

------------------------
Trechos do romance de Antônio Torres
Minuta de Diego Mendes Sousa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...