domingo, 12 de abril de 2009

NOTÍCIA: - LITERATURA

Agência Lusa


Corín Tellado



Morreu no dia 11 (sábado) do corrente mês de abril, 2009, a escritora espanhola Corín Tellado, a autora mais lida em espanhol depois de Miguel de Cervantes – segundo declarações da UNESCO. Conforme noticiado pela Agência Lusa, baseada em informações do hospital onde estava internada, em Gijón, a escritora sofrera, recentemente, um transtorno cardiovascular.
Maria del Socorro Tellado Lopez, que poucos conheciam, publicava toda sua obra com o pseudônimo de Corín Tellado, Foram mais de 4.000 novelas românticas, ao longo da carreira de quase 56 anos, Calcula se que vendeu cerca de 400 milhões de exemplares, durante seu trabalho como escritora, pelo foi inscrita no livro Guinesss, de recordes, desde 1994.

Popularíssima, a escritora nasceu na localidade de Viavélez, Astúrias, a 25-4-1926. Sua morte foi apressada, ou provocada, por esgotamento nervoso devido ao seu intenso trabalho, quando estava bem próxima de recuperar-se e transferir-separacasa.


Transcrevemos, a seguir, parte da notícia do EXPRESSO, jornal português online http://aeiou.expresso.pt Muitos dos seus títulos foram publicados em Portugal, pela Agência Portuguesa de Revistas, extinta em 1987, que os tornou conhecidos tanto em
pequeno formato como no de fotonovela. Os seus relatos, de forte carga sentimental com sugestões de erotismo, são considerados precursores das atuais telenovelas. Embora fosse muito popular entre as leitoras, a sua literatura cor de rosa era criticada como género literário menor. A essas críticas, respondia francamente que escrevia para entreter o leitor e que não tinha de se envergonhar por isso. Entre as suas novelas mais representativas figuram títulos como "O teu passado condena-me", "Consola-te comigo", "O Ídolo", "Não me culpes a mim", "Esqueceste-me no outro dia", "Bendito engano", "Não esquecerei a tua traição", "Confundi a tua cobardia", "Não te enganes a ti mesma" ou "Meu querido fanfarrão". “Apesar do seu delicado estado de saúde, que desde 1995 a obrigava a submeter-se a três sessões de diálise semanais, Corín Tellado continuou a publicar até ao final da vida, embora já não escrevesse e tivesse passado a ditar”. A prolífica autora terminou na quarta-feira passada o seu último título, por encomenda da revista "Variedades", com que colaborava há muitos anos.
_________________
Trabalho reescrito por mim, francisco miguel de moura, com base em notícia do jornal online http://aeiou.expresso.pt - nome de fantasia EXPRESSO.



Miguel de Cervantes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...