quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

OS CONTOS DE TEREZA ALBUES



Claudio Oliveira*

São poucos os escritores mato-grossenses realmente relevantes em nível nacional. Internacional então, nem se fala. E quando Este é, na verdade, Esta, parece que o gênero diminui ainda mais este quantitativo.

Apesar desta realidade genérica não representar efetivamente um estado com Lucinda Persona, Marta Cocco, Yasmin Nadaf, Luciene Carvalho, Martha Arruda e outras, recentemente ficamos órfãos de uma das mais talentosas e reconhecida escritora: Tereza Albues.

Sim, reconhecida nacional e internacionalmente com quatro romances publicados no Brasil: Pedra Canga (Philobiblion: Rio de Janeiro, 1987), Chapada da Palma Roxa (Atheneu: Rio de Janeiro, 1991), A Travessia dos Sempre Vivos (Cuiabá: EdUFMT, 1993), O Berro do Cordeiro em Nova York (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995), sendo os três últimos lançados na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. Tem ainda contos publicados na antologia Na Margem Esquerda do Rio: Contos de Fim de Século (São Paulo: Via Lettera, 2002). Na França, publicou o romance A Dança do Jaguar (Paris: Editions 00h00, 2001), lançado no Salão do Livro. O romance Pedra Canga, traduzido para o inglês por Clifford E. Landers, foi publicado pela Green Interger, Press (EUA, 2001). Em 1999, recebeu Menção Honrosa no Concurso de Contos Guimarães Rosa, promovido pela Radio France Internationale, de Paris, com o conto ‘Buquê de Línguas’.

Seu nome consta no livro História da Literatura de Mato Grosso – Séc. XX, de Hilda Magalhães (Unicen Publicações, 2001); na Enciclopédia de Literatura Brasileira, direção de Afrânio Coutinho e J. Galante de Souza (Rio de Janeiro: FBN/DNL/Academia Brasileira de Letras, 2001); e no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho (São Paulo: Escrituras, 2002).

Tereza faleceu no dia 5 de outubro de 2005 em Nova York, onde residia, deixando vários trabalhos inéditos. O primeiro deles a ser publicado postumamente chega ao mercado editorial através das competentes editoras Carlini & Caniato e da Tanta Tinta. Buquê de Línguas é uma publicação com quatorze contos distintos, sobre diferentes povos, lugares e costumes, sendo que o carro-chefe, conto homônimo que dá título à obra, foi premiado com Menção Honrosa no Concurso de Contos Guimarães Rosa, como dissemos acima.

Nesta obra a autora surpreende com amores ardentes, fúrias incontidas e paixões descabidas; assustando, pela sua veracidade, os desavisados leitores.

O livro “Buquê de Línguas” com 14 Contos de Tereza Albues é lançado hoje, dia 13 de dezembro, no IV Festival de Cinema de Chapada dos Guimarães – Tudo Sobre Mulheres. O lançamento ocorre às 18 horas, na Tenda Outras Artes, na Praça Dom Wunibaldo em Chapada.
__________
(Transcrito do "Diário de Cuiabá", edição de 17 de dezembro de 2008,Cuiabá -MT)

___________________________
*Cláudia Oliveria,jornalista, da redação de Literatura do "Diário de Cuiabá", mora em Cuiabá - MT

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...