domingo, 15 de junho de 2008


MINHA “FORTUNA CRÍTICA”

Francisco Miguel de Moura – Escritor, Membro da APL

Lanço na manhã de sábado, 21 de junho, na Academia Piauiense de Letras, Av. Miguel Rosa, 3.300-S, nesta Capital, o livro “Fortuna Crítica de Francisco Miguel de Moura”. De minha editoria apenas. Na verdade, a autoria é de 74 articulistas e ensaístas de alto gabarito intelectual e moral, portanto dignos do muito crédito. Minha poesia (e também parte de minha obra em prosa) é aqui e ali acentuada, analisada, exaltada, mostrando poemas exemplares – significando que o livro é também uma antologia poética.

Fora disto, o leitor vai encontrar – no início – uma biografia tratando de minha vida de funcionário do Banco do Brasil, mas focalizado especialmente minha vida literária e a obra resultante – trabalho de pesquisa que José Maria de Aguiar Ramos (Bahia) empreendeu, com bastante interesse e competência. E mais: no final do volume de 306 pág., uma entrevista que me fez o “Jornal de Picos”, órgão de minha terra, e o depoimento “Como e por que sou escritor”, publicado na revista “Literatura”, de Brasília, junho de 1994.

Resta ainda acrescentar que esse trabalho (“Fortuna Crítica”), salvo três ou quatro ensaios e artigos que saíram depois, já estava pronto e formatado por Rosinha Pereira desde 2005. Teria sido a primeira obra do gênero publicada no Piauí, sobre autor vivo. Infelizmente, a falta de incentivo por parte do poder público fez com que sua edição fosse retardada até agora, saindo só depois da edição de “O. G. Rego de Carvalho – Fortuna Crítica”, feita pelo jornalista Kenard Kruel.

Para completar, acrescente-se que as orelhas foram escritas pelo acadêmico Hardi Filho, ressaltando nossa amizade e nosso fazer poético, especialmente sonetos. A capa do livro é uma caricatura do poeta Miguel de Moura, traço de Paulo Guy, sobre um “tangram” chinês, cuja montagem coube à maestria de Franklin Moura, aproveitando sugestões de Mécia e do próprio poeta Chico Miguel.

A festa do lançamento de “Fortuna Crítica de Francisco Miguel de Moura” contará com a apresentação do livro e de seu editor-autor-objeto, pelo Acadêmico da Academia Cearense de Letras, escritor Genuíno Sales. E, finalizando, acontecerá uma ligeira apresentação musical pela artista Dionísia Neri Sousa.

______________________
Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, membro da UBE-SP e de outras instituições, mora em Teresina, Piauí.

Um comentário:

Links & Sites - Seleção dos Melhores Sites do Brasil! - disse...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:
" CANAL 3 " => Blog => Letra R

http://www.lksites.com/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.lksites.com/selo

* Aproveite e insira também nossa "Janelinha" no seu Site.
Veja como => http://www.lksites.com/janelinha/janelinha.shtml

Seus visitantes irão adorar!!!

Um abraço,
Dário Dutra
- Webmaster -

http://www.lksites.com/
....................................................................

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...