domingo, 8 de junho de 2008

IMPRENSA ALATERNATIVA (Em Cirandinha) - II



CLARÍN - Expediente

Revista Internacional de Literatura, fundada em TORENO (León) el día 14 de Septiembre de 1966, por Agustín García Alonso.

Distribuición (Endereço):

Urazurrutía, 37 Bajo 1º , Centro - 48003 BILBAO – Vizcaya, Espana

DIRECTOR:

Agustín García Alonso

SUBDIRETOR:

Emilio García Ranz

ADMINISTRACIÓN:

Candeias Ranz Hormazábal

Se aceptan colaboracíones de todo el mundo y en cualquier idioma, debitamente firmadas y con nombre completo y domicilio del autor, así como Num. del D.N.I. No se paga a los colaboradores. Se les publica con el fin de promocionarlos. Cada autor se responsable del contenido y originalidad de su trabajo. La revista CLARÍN e su Director quedan exentos de cualquier responsabilidad sobre trabajos que firman otras personas.

A LA MUJER ANDALUZA

Federico del Río Armenta*

Yo contemplo tus manos imperiales
y la miel de los lábios de tu boca
con esses belo andar, que tanto evoca
la canción de los lindos madrigales.

Me encantas por tus ojos de gitana,
por lo bien com que luces la mantilla,
recuerdo de una antigua maravilla
que es um troféu de la raza hispana.

Admiro en tí tu risa seductora
que a los hombres lês llena de ilusión
y te adoran con ciega idolatría...

Por tu cara graciosa y pecadora
y te dedican sua bella canción
porque eres la musa de Andalucía.


______________

*Federico del Río Armenta, poeta espanhol contemporâneo,
Soneto publicado na Revista “CLARÍN” , nº497, Fevereiro/2008.

À MULHER ANDALUZA

Francisco Miguel de Moura*

Eu contemplo tuas mãos imperiais
e o mel de teus lábios, de tua boca,
com esse belo andar que tanto evoca
a canção dos mais belos madrigais.


Me encanto nos teus olhos de cigana,
no teu lindo cobrir-se com a mantilha,
recordação de antiga maravilha
que é um troféu da nossa gente hispana.

Admiro tua risonha sedução
que outros chamam de simples ilusão
mas adoram com cega idolatria...

Por tua cara graciosa e pecadora
dedicamos canções a toda hora
porque és a deusa em nossa Andaluzia.

_____________

*Francisco Miguel de Moura, brasileiro, tradutor.


MEIO AMBIENTE, NATUREZA E VIDA

Academia e Jornal

Um dos objetivos fundamentais da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons é o compromisso assumido com o meio ambiente e a vida. Desde que surgiu em 25 de julho de 2003, lançado em memorável solenidade a que estiveram presentes personalidades de destaque na vida região, o jornal “PASTOS BONS” tornou-se o veículo propagador desse ideário. Já na primeira edição a preocupação com os recantos aprazíveis da cidade, como a localidade “Fortes”, a diversidade florística, o meio ambiente natural e a memória dos que constituíram a grandeza regional ficou evidente, estampada nas matérias que tratavam de temas de nossa realidade humana e social.

Cobrindo os principais fatos o município de Pastos Bons e dos demais que compõem o território de influência geopolítica da Academia, este jornal, em sucessivas edições, interpretou a preocupação social não apenas por ocasião da tragédia de Alcântara, onde morreram 21 técnicos da Agência Aeroespacial, mas percorreu os cerrados e os campos onde a devastação empresarial é uma grave ameaça à natureza.

Se o jornal deu ampla cobertura ao seminário em que o município de Pastos Bons enfrentou os que devastam a natureza, do ponto de vista da história, além de revelar fatos importantes da vida de personalidades de destaque na região, incentivou a juventude promovendo concursos e debates, acolheu as ações da igreja voltadas para a promoção humana, exaltando a participação de Dom Franco Masserdotti, bispo de Balsas, membro da Academia, expressão de relevo no apostolado católico.

A edição nº 14, a mais comovente das publicações, traduziu toda a angústia e a dor da população pastobonense com a perda irreparável de Dom Franco, vitimado por um atropelamento que nos privou de sua presença física, pois sua memória está entre nós pela expressão de grandeza de suas idéias.

A Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons é uma instituição jovem, com pouco mais de 4 anos de existência. Tocada pelo idealismo do seu idealizador, o advogado, ex-deputado federal, político de expressão nacional e intelectual respeitado em todo o país, Prof. Celso Barros Coelho, a Academia realiza um invejável trabalho de preservação das raízes memoriais da região, mas sua grande obra está na luta que desenvolve e mantém em favor em favor da natureza, do meio ambiente e da vida, ações estas sobejamente demonstradas nas páginas deste jornal.

_______________

Editorial transcrito do nº 17, de 21-12-2007, do jornal “Pastos Bons”, editado na cidade do mesmo nome, Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...