segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

VOLTANDO A CONCEIÇÃO

Ascendino Leite*


Atributo divino, criativo,
cai do alto, com brandura,
sobre a terra
e até com o eterno
se confunde.

A tudo ampara, torna leve,
e a ninguém diz não,
ainda que haja descrença
e a dor se antecipe
à doce esperança acalentada.

Foi assim comigo. Perdido
estava
sob um signo malsão
à volta do passado, da penúria
e da velhice.

Oh, Senhora, ouvi-me. Abri-me
o pálio
da vossa meiga compunção,
me colha, me recolha,
antes que eu me perca
no azul.

De repente, trazido pelo vento,
fez-se eco meu destino em Conceição,
fundamentalmente como a luz
do Vale,
esquecidas as tolas abluções do rio.

Pio, uno e casto, conquanto púbere,
a gente vive, se diverte e morre,
o corpo enredado em parabólicas.
____________
*Ascendino Leite nasceu a 21.6.1915, em Conceição-PB, mas viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde exercia a profissão de jornalista. Poeta, romancista e memorialista, atualmente mora em João Pessoa-PB.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...