sábado, 2 de fevereiro de 2008

IWA– Associação Internacional de Escritores e Artistas


Francisco Miguel de Moura*


Poucos entre nós sabem que existe uma Associação Internacional de Escritores e Artistas, sigla em inglês: IWA. Poucos sabem que essa Associação faz intercâmbio entre escritores do mundo inteiro e seus órgãos de divulgação (revistas, jornais, boletins, etc.), em todas as línguas. Logo, na nossa também. Poucos sabem que sua presidenta, a benfeitora maior desse trabalho, é a escritora, poeta, crítica literária, tradutora e jornalista, professora aposentada Teresinka Pereira, mulher de fibra, que tem a alma grande. Sua crença é o humanismo, sua dor é ver o mundo em tão maus caminhos com líderes como esse tal de Bush, pra só falar do maior e mais inconseqüente entre tantos outros.

Mas a finalidade deste artigo não é descrever o trabalho inteiro da IWA nem fazer o elogio de Teresinka Pereira, conquanto mereçam e muito, pois que me sinto incapaz e sem espaço para tanto.

Assim, passo a dar uma importante notícia recebida através da própria Teresinka Pereira, por cópia xerox do jornal “Minas Gerais”, de 11 de julho de 2007, quando ela veio a seu Estado e a sua cidade natal, e em Belo Horizonte deu posse a membros mineiros da IWA. Vamos à notícia, da qual transcrevemos os trechos mais importantes para o leitor piauiense:

“A Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) deu possa, no Palácio da Liberdade a 13 novos membros de Minas Gerais. Fundada em 1978, a IWA é a maior entidade literária e artística do mundo composta por mais de 1.200 membros. O governador Aécio Neves, representado na solenidade pelo assessor especial, professor Aluízio Pimenta, recebeu o título de doutor honoris causa da IWA e também passa a fazer parte da instituição. A presidente da IWA, Teresinka Pereira, mineira, naturalizada norte-americana, ressaltou a importância da adesão dos artistas mineiros à entidade e da premiação do governador de Minas Gerais pela sua contribuição à cultura de Minas e do Brasil. O título de doutor honoris causa, criado há cinco anos pela instituição, foi entregue também à poeta Lívia Paulini e à diretora da IWA em Minas Gerais e curadora do Palácio da Liberdade, Conceição Piló. (...)”

Foram empossados mais 13 sócios em Minas Gerais, na mesma ocasião, enquanto a mesma página do jornal informa que: “A Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) tem sede em Toledo. Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Entre seus membros mais ilustres estão príncipes, presidentes de nações, ganhadores de Prêmio Nobel de Literatura e Paz, grandes escritores, artistas, editores e colecionadores de arte, além de ativistas culturais. A diretoria da entidade é composta de diretores em diversos países como Rússia, Cuba, Estados Unidos, Turquia, Tunísia, Argélia, Coréia, Japão. A entidade é também representada na UNESCO. Entre as atividades da IWA estão as menções para o Prêmio Nobel de Paz e para o Prêmio Nobel de Literatura. A IWA apóia a liberdade de expressão e os direitos e liberdades da Declaração Universal dos Direitos do Homem para todos os povos.”

Teresinka Pereira já traduziu e fez publicar vários poemas meus, inclusive em livros e antologias nos Estados Unidos. E também tem repassado meu nome e endereço a órgãos como “Clarín” e “Lea”, revistas que mensalmente são editadas na Espanha, recheadas de poesias, contos, notícias, concursos, e agora acrescidas de meus sonetos. Ela mesma, a IWA, possui a sua revista “FRATERNITY”, destinada ao intercâmbio internacional da poesia, da literatura e da divulgação das idéias como o próprio nome diz, do amor fraternal e do desprezo às guerras e aos que a fazem, em qualquer lugar e tempo, por qualquer motivo.

Endereço da IWA – a/c. de Teresinka Pereira – 2204 Talmadge, Rd. Ottawa Hills, OH – Toledo 43606-2529, USA (ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA).

_______________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, mora em Teresina, Piauí

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...