sexta-feira, 13 de outubro de 2023

 


      ESCRITOR, O QUE É ISTO? 

                     Francisco Miguel de Moura

                                     Presidente da      UBE-PI

 

Escritor? O que é isto?  Quem escreve por diletantismo ou quem escreve para ganhar dinheiro? Ou para ganhar a vida, o pão de cada dia?

É vero que não se leva em conta o escritor que não ganha pelo que escreve. Os leitores acham, com razão, que nós, opinionistas, colaboradores do jornais e revistas, ganhamos.

Não é verdade.

No Piauí, e talvez em todo o Brasil, não se paga um tostão por  página de opinião, seja ao articulista mais abalizado, seja aos mestres do pensamento, seja aos cronistas melhores do nosso meio. Só os jornalistas recebem por seu trabalho de escritor, como noticiaristas e comentaristas.

Por que advogados, jornalistas, professores ganham pelo que fazem com a pena,  mas os escritores, que por uma questão de ordem, deveriam ser os primeiros a ser pagos, não o são, não ganham nada?

Ora, talvez porque a profissão de escritor ainda não existe. Não foi regulamentada. Quem recebe direitos autorais, recebe-os de livros, não de artigos na imprensa comum, ordinária, seja na imprensa cultural e literária.

Mas há um projeto em andamento na Câmara Federal, do Deputado Antônio Carlos Pannunzio, para a justa profissionalização do escritor. Recentemente, conforme comunicação da escritora Maria José Giglio, Presidente da Casa do Escritor, em São Roque-SP, esse projeto foi aprovado pela Comissão de Cultura, Educação e Desporto.  Precisa andar (e ser aprovado) em duas outras Comissões, para então poder ir à votação no Plenário. O Deputado Pannunzio queixa-se de que os jornalistas profissionais lhe fazem cerrada oposição e os escritores, que deviam apoiá-lo maciçamente, não se manifestam, não lhe dão força, não lhe ajudam com divulgação e subsídios para melhoramento, etc. etc.

Como escritor, apelo aos ubepianos, uma espécie de união em torno do assunto. Pois isto nos interessa.  O endereço completo do Deputado Dr. ANTÕNIO CARLOS PANNUNZIO é o seguinte: Praça dos Três Poderes, Anexo IV - Gabinete 225 - Câmara dos Deputados - Brasília - DF - CEP: 70160-900  Fone: (06l) - 318-5225. Faz: 318-2225.

Como é que na Europa, se você escreve uma carta, mesmo como leitor, a um jornal ou revista, e a matéria vai publicada, com certeza o autor receberá posteriormente  o cheque do pagamento? Justo. Mais do que justo. Todo trabalho merece ser pago. Quem escreve não  pode ser ladrão de si mesmo.

A força da escritora Maria José Giglio, que já conseguiu o reconhecimento de Utilidade Pública para a Casa do Escritor, será decisiva na batalha da PROFISSIONALIZAÇÃO DO ESCRITOR.

Nossos colegas jornalista, ao invés de atrapalhar, deveriam nos apoiar nessa luta árdua, mas justa. Ninguém iria concorrer com ninguém. Colaborador é colaborador. Jornalista é jornalista. Cada um teria seu quinhão, sem que fosse necessário aqueles tomarem a vez destes.

 ___________________________

PS: Esta matéria foi escrita há muito tempo, quando eu ainda era Presidenta da UBE_PI. A entidade ainda existe, por isto peço que guarde na sua memória para sempre. É minha homenagem ao Dia do Escritor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...