quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PE. DAVID ÂNGELO LEAL: SABER E VIRTUDE

*Francisco Miguel de Moura 
htp://abodegadocamelo.blogspot.com 

A comoção foi geral em Jaicós, Oeiras e Picos pela morte do Pe. David Ângelo Leal, um dos seus párocos mais queridos. Quando recebi a notícia pela internet, lembrei-me vivamente de sua figura como professor do Ginásio de Picos, que depois se transformaria no Colégio Estadual Marcos Parente. Era no início dos anos 1950. Picos florescia em suas atividades agrícolas e comerciais, a cultura avançava com o Colégio das Irmãs (primário) e depois com o Ginásio e finalmente a Escola Técnico de Comércio de Picos. Eu fiz os dois últimos, já chegara do interior um pouco maduro, cerca de 19 anos, tinha feito o primário com meu pai, Miguel Borges de Moura, e passei a trabalhar num cartório e depois na Delegacia de Polícia como escrivão, ao mesmo tempo em que continuava meus estudos. Pe.David era professor de Português e Latim, nos quatro anos do curso ginasial. A notícia me trouxe à memória a figura admirável do Pe. David: Desta frase dele eu nunca me esqueci:
- Francisco Miguel, você é um “self made man”.

Eu não sabia nada de inglês, só passaria a estudar a matéria no segundo ano. Contava-lhe a minha vida dura de filho de pais pobres. Ele logo me traduzia aquela e mais outras frases: “Per aspera ad astra”, por exemplo.

- Você é um homem que se fez por si mesmo, e tem um belo futuro.

Comecei a decorar palavras, frases e provérbios latinos, muito úteis para desenvolver meus raciocínios.  Entre uma conversa e outra, eu já mostrava meu pendor para as letras, a poesia, a simplicidade, com o espírito interessado na vida e nas pessoas. A conversa não ia mais longe porque tínhamos muito que-fazer. Do ginásio em diante nunca mais me encontrei com ele, certamente por culpa minha. Por isto, este depoimento sentimental e sincero. Alguns outros depoimentos no dia de sua morte seguem. O Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos postou mensagem no facebook: “Um grande sacerdote cujo legado ficará para sempre na minha memória. Que o Bom Pastor te receba na morada dos justos”. João Erismá de Moura, escritor, membro da Academia de Letras da Região de Picos acrescentou: “Quando eu era ainda menino cheguei a conhecê-lo celebrando missa em Francisco Santos”.  Paula Feitosa de Araújo Moura manifestou suas condolências dizendo que “a notícia do falecimento de Pe. David foi triste, inesperada, embora já se soubesse que vinha convalescendo há oito anos, morando com a sobrinha Eugeniana Leal, Dona Gigi, na localidade Caiçara, município de Jaicós”. Em nota, a Diocese de Picos anunciou o falecimento do Pe. David Ângelo Leal e prestou condolências e solidariedade aos familiares.

O jornalista e acadêmico Francisco das Chagas Sousa (Jornal de Picos), havia conseguido, no dia de seu aniversário dos seus 83 anos, uma longa entrevista.  O entrevistador anotou: “Uma memória fabulosa sobre sua infância, seus pais, seus familiares, sua vocação e vida sacerdotal, com respostas sempre na ponta da língua, sem titubear, audição perfeita, com brincadeiras e até irreverências como sempre fora”. 

David Ângelo Leal nasceu a 27-7-1922, na localidade Caiçara, município de Jaicós, era o 11º filho dos 14 do casal Antônio Borges Leal e Cinobilina Maria de Araújo, que eram primos. Foi batizado no dia 21-9-1922, pelo cônego Ângelo dos Reis Melo, vigário de Jaicós. Padrinhos: Cláudio Borges Leal, irmão de seu pai, e Luzia Maria de Araújo, irmã de sua mãe. A crisma foi no mesmo mês, na capela de Santo Antônio, em Boa Esperança, hoje cidade de Pe. Marcos, por D.Severino Vieira de Melo, então bispo Piauí, tendo como padrinho Abel José de Araújo, irmão de sua mãe. Primeiros estudos na casa particular de Umbelina Ribeiro. Em 1935 fez o Exame de Admissão, em Petrolina-PE. O curso de Humanidades foi terminado no Seminário Maior de Fortaleza. De 1941 a 1942, fez o Curso de Filosofia, e de 1943 a 1946 concluiu Teologia. O grande dia dele foi em 1º de dezembro de l946, na Prainha, ainda em Fortaleza. Celebração da primeira missa em 25 de dezembro daquele mesmo ano, na Igreja de N. S. das Mercês em Jaicós. Em várias missões, sua atividade sacerdotal foi exercida em Jaicós, Oeiras, Picos, onde foi cooperador e assistente eclesiástico do Círculo Operário Picoense, além de capelão. Seu falecimento na madrugada de sábado, 23 de novembro de 2013, foi uma grande perda para as comunidades de Jaicós, Picos e Oeiras, onde mais tempo permaneceu. Eis a perda de um homem virtuoso e de ação, de um professor de primeira, de um padre que vivia como um santo.  “Requiescat in pace”. E goze a santa glória de Deus porque você merece.

_____________________
  *Francisco Miguel de Moura – Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, em  Teresina-PI, e da Associação de Escritores e Artistas Internacional (IWA-sigla em inglês), com sede Toledo, OH, Estados Unidos.   

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...