sexta-feira, 11 de março de 2011

MOACYR SCLIAR e BENEDITO NUNES

  A LITERATURA BRASILEIRA DE LUTO


Morreram no último domingo, 27 de fevereiro, dois escritores e intelectuais respeitados e muito queridos em todo o país. No  sul, em Porto Alegre, Moacyr Scliar (1937-2011), e, em Belém do Pará, Benedito Nunes (1929 - 2011). 

Moacyr Scliar tinha mais de 70 livros publicados, dezenas de traduções de alta qualidade, ganhou três prêmios Jabuti (2009, 1993 e 1988) e o prêmio Casa de Las Américas em 1989. Médico sanitarista, começou a escrever em 1970 e acabou trocando a medicina pela literatura. Scliar também recebeu pelo romance A Majestade do Xingu, em 1998, o Prêmio José Lins do Rego, da Academia Brasileira de Letras, em que era titular da cadeira nº. 31. Ele foi sepultado segunda-feira, 28, no Cemitério do Centro Israelita da capital gaúcha. Moacyr foi um ficcionista de primeira linha e conseguiu a proeza de ganhar quatro vezes o maior prêmio literário do Brasil, o Jabuti. Apesar de tão premiado, mantinha uma postura simples. Apreciava as rodas literárias, sem se deixar contaminar por uma vaidade que atinge a quem tem mais pose do que talento. Moacyr esteve em Montes Claros, no dia 20 de agosto de 2008, no Centro Cultural Hermes de Paula.


Benedito Nunes, pensador raro, venceu o Prêmio Jabuti 2010 na categoria crítica literária, por seu livro A Clave do Poético. Publicou também O Drama da Linguagem - Uma Leitura de Clarice Lispector e centenas de artigos para jornais de alcance nacional e internacional. Aposentado como professor titular de Filosofia pela UFPA - Universidade Federal do Pará, esse crítico literário, ensaísta e filósofo deu também aulas de literatura e filosofia em diversas universidades do Brasil, da França e dos Estados Unidos. Seu corpo foi cremado dia 28 de fevereiro de 2011, no cemitério Max Domini, em Marituba, a 20km de Belém, PA.  O professor, filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor  Benedito Nunes é reconhecido internacionalmente como um dos pensadores mais importantes da atualidade.


O Norte de Minas   - Jornal  
Uma publicação da Indyugraf Ltda.     
www.onorte.net
 02/03/2011 - 11h53m

2 comentários:

Gisa disse...

Literatura brasileira de luto.
Um grande bj querido amigo

CHIICO MIGUEL disse...

Gisa,
Eu disse na Academia Piauiense de Letras, sábado, quando anunciei a morte desses intelectuais, que quando um poeta morre não o vejo morto. Ao contrário, vejo-o mais vivo, vejo a revivescência de sua obra, de sua poesia.
Obrigado por sua visita sempre amiga, que me traz a alegria de suas palavras e de seu sorriso
Abraço afetuoso
Chico Miguel de Moura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...